Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA SILVEIRA SANTANA

DISCENTE: MÔNICA SILVEIRA SANTANA
DATA: 23/09/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Programa Mais Educação: Limites e possibilidades da participação de alunos e pais nos processos de tomada de decisão na gestão da educação integral em tempo integral
PALAVRAS-CHAVES: Gestão escolar Democrática. Participação na Gestão escolar. Programa Mais Educação.

A presente pesquisa tem como objeto a gestão democrática com foco na participação de país/responsáveis e alunos no processo de tomada de decisão na escola que participa do Programa Mais Educação. Desde 2008, no ano da instituição do PME, cresceu significativamente o número de escolas brasileiras que aderiram ao programa. O mesmo, se tornou a principal política indutora da educação em tempo integral em âmbito nacional. Assim também aumentou o número de pesquisas e publicações sobre o seu funcionamento e seus possíveis impactos, mas, ainda é insipiente o número de estudos que buscaram discutir a gestão democrática participativa em escolas participante do PME. Por isso, torna-se pertinente a pergunta se e como ocorre a participação de alunos e pais/responsáveis nos processos de tomada de decisão em prol da implementação da educação integral em tempo integral nas escolas que aderiram ao PME. A face das pesquisas até então realizadas que, entre outros, também diagnosticaram limites na execução do programa, espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir para a melhoria da implementação da educação integral em tempo integral. A pesquisa de natureza predominantemente qualitativa objetiva, por meio de um estudo de caso múltiplo em quatro escolas da rede municipal de Lagarto, Sergipe, analisar as possibilidades e limites da participação de alunos e pais/responsáveis na gestão escolar da escola participante do PME. É realizada uma análise documental e um levantamento das percepções dos atores. Para isso, são aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com gestores e coordenadores, e são realizados grupos focais com pais e alunos. Para a análise dos dados se recorreu a categorização de sete condicionantes, construídos por Paro (2005) e as categorias de participação de Lima (2003).

Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Externo à Instituição - MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE SOUZA