Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEMESIO AUGUSTO ALVARES SILVA
DATA: 27/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Vídeo 2 do CODAP
TÍTULO: Educação Integral e o Colégio de Aplicação da UFS: possibilidades e limites.
PALAVRAS-CHAVES: Colégio de Aplicação. Educação Integral. Indicadores de Qualidade. Políticas Públicas.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa tem por objetivo definir indicadores de qualidade para avaliar possibilidades
e limites para implementação de um projeto de Educação “em tempo” Integral no Colégio de
Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise
documental e bibliográfica voltada à construção histórico-analítica do objeto de estudo, que é a
definição dos indicadores de qualidade contemplados. Inicialmente é apresentado um estudo na
perspectiva histórica sobre a criação e desenvolvimento dos Colégios de Aplicação como política
pública que surge em 1946 para a melhoria da formação dos professores. Considera-se o Parecer
CFE nº 292/1962, mostrando as finalidades dos Colégios de Aplicação como campo de estágios
docente e de experimentação ou demonstração pedagógica, de forma a apontar os desdobramentos
que os levaram ao ostracismo nas décadas de 1980 e 1990 como política pública universitária. A
primeira parte trata ainda da organização do Conselho Nacional de Colégios de Aplicação –
CONDICAP e finaliza com o balanço das atuais atividades de ensino, pesquisa e extensão e suas
contribuições para os programas voltados à melhoria da qualidade da educação básica. A segunda
parte aborda as concepções pedagógicas da Educação Integral, suas experiências históricas
desenvolvidas no Brasil, a legislação educacional brasileira e as políticas de governo e de estado para
a próxima década a ela voltadas. A terceira parte apresenta as principais concepções sobre
indicadores de qualidade para a educação e discute a adoção do Custo Aluno Qualidade Inicial –
CAQi pelo Plano Nacional de Educação. A quarta parte apresenta os Indicadores de Qualidade
desenvolvidos pela pesquisa como uma metodologia efetiva voltada para a avaliação e determinação
das possibilidades e limites da Educação Integral nos Colégios de Aplicação.