Banca de DEFESA: VANIA BATISTA DE SOUZA

DISCENTE: VANIA BATISTA DE SOUZA
DATA: 27/07/2016
LOCAL: a definir
TÍTULO: CARVALHO DÉDA E O JORNAL “A SEMANA”: VISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO (1946-1969).
PALAVRAS-CHAVES: Jornal “A Semana”. José de Carvalho Déda. Publicações pedagógicas.

O jornal impresso tem sido amplamente utilizado nos estudos da história da educação, trazendo diferentes modos de organização quanto aos conteúdos e formas, de acordo com a evolução do tempo. Este trabalho teve como objetivo analisar as publicações de cunho educacional do jornal impresso “A Semana”, criado e dirigido por José de Carvalho Déda, na cidade de Simão Dias/Sergipe, entre os anos de 1946 a 1969. Analisou, sobretudo, como às práticas educativas, os profissionais da educação e as instituições escolares foram tratados no jornal impresso. Desse modo, o objeto e fonte de pesquisa foi o próprio impresso, contando também com fontes orais e documentais. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o aporte teórico de autores que discutem a História da Educação como: Nunes (1984), Le Goff (2003), Luca (2005), Barros (2010), Sobral (2012) entre outros. Durante a análise foi observado que o jornal destacou em suas publicações: festividades escolares, o ensino primário e profissionalizante, implantação do ensino ginasial, política educacional que, dentre outras matérias, contribuíram para dar visibilidade a instrução no município. Além disso, apresentou campanhas relacionadas à questão do analfabetismo, condições precárias de ensino, bem como a valorização dos professores, principalmente na defesa do grupo escolar “Fausto Cardoso” e da criação dos ginásios “Carvalho Neto” e Industrial.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

Notícia cadastrada em: 12/07/2016 14:18