A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEBSON MOURA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEBSON MOURA SILVA
DATA: 17/05/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Metodologias Ativas de ensino na Graduação em Enfermagem: Reflexões sobre a formação profissional na perspectiva da integralidade.
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Saúde. Formação Integral. Metodologias Ativas.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese investiga as metodologias ativas de ensino adotadas na graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto que possibilitam a formação na perspectiva da integralidade. O principal objetivo é explicitar o papel destas metodologias para a formação de um profissional de saúde que alie conhecimentos e capacidades que vão além da técnica, mas envolvam princípios pessoais, sociais e éticos. Para tanto, é proposto caracterizar as metodologias ativas e suas bases teórico-conceituais, analisando-as na perspectiva do perfil profissional pretendido nos documentos oficiais; identificar os discursos do enfoque problematizador e as metodologias postas como caminho para a formação de um profissional tão competente quanto comprometido com a construção de uma sociedade melhor, tanto quanto as concepções, percepções e atitudes dos sujeitos frente à utilização destas metodologias. A pesquisa está assentada no estudo de caso por possibilitar uma apreensão mais completa do fenômeno em estudo, envolto por diferentes fontes de informações: documentos, observações, questionários e entrevistas. Na busca por informações necessárias à investigação foram privilegiados: os documentos oficiais divulgados pelo Ministério da Educação e a Universidade Federal de Sergipe, a biblioteca virtual em saúde por agregar os diversos bancos de dados com as mais recentes publicações sobre a temática em foco, assim como os coordenadores, professores e alunos selecionados de forma amostral. A análise se dá pelo método de analise de conteúdo proposto por Bardin para a compreensão das concepções e práticas desenvolvidas no curso de Enfermagem, sem com isso ter a pretensão de a elas atribuir juízo de valor, mas, a partir delas, saber em que medida as metodologias ativas inseridas e praticadas refletem numa formação pretendida e conceituada enquanto integral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 02/05/2016 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf