Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONALDO PEREIRA DE LIMA

DISCENTE: IVONALDO PEREIRA DE LIMA
DATA: 22/03/2016
LOCAL: Sala do NEPA ( Departamento de educação)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Aprendizagem.

Esta dissertação apresenta as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente dos professores da Escola Estadual Almeida Cavalcanti. A pesquisa teve como objetivo compreender o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas práticas de ensino desenvolvida no 9º Ano B da referida escola. Para alcançar este objetivo, delimitaram-se como objetivos específicos os seguintes parâmetros: conhecer o processo de ensino desenvolvido pelos professores associando teoria à prática; identificar as ações da prática docente com o uso das Tecnologias Digitais de informação e Comunicação(TDIC); refletir sobre as limitações e superações dos docentes com o uso das TDIC. Dentro desse contexto, foi feito uso de pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, numa abordagem de cunho qualitativo e quantitativo. Para isso, enfatizou-se a prática docente dos professores do 9º “B” da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, escola campo de pesquisa. Serviram de instrumentos de pesquisa dois textos narrativos, escritos pelos professores participantes; a observação sistemática de 163 aulas dos referidos professores; entrevistas; documentos como: planejamento de ensino dos professores e Proposta Pedagógica da escola; além dos questionários. Dentre os instrumentos de coletas de dados, privilegiou-se as entrevistas, e recorreu-se aos outros para triangulação dos dados. Os dados coletados foram analisados através dos procedimentos da análise de conteúdo, apoiando-se em Bardin. Os resultados evidenciaram a necessidade de repensar a forma do uso das TDIC na prática docente em sala de aula. Os resultados apontam para a subutilização deste recurso na sala de aula reduzindo sua potencialidade frente à aprendizagem dos alunos. Portando, ter uma prática docente apoiada pelas TDIC, requer mudança da concepção de educação, de sujeito e até mesmo da sociedade, transformação que deve estar pautada não só pela ótica do professor, mas de todos os envolvidos no processo educacional.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 15/03/2016 17:07