Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA CRISTHINA BRANDÃO TEIXEIRA

DISCENTE: ANDRÉA CRISTHINA BRANDÃO TEIXEIRA
DATA: 25/02/2016
LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO UCA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO COMPLEXO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação Docente. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo compreender as experiências da prática pedagógica com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas salas de aula no último ano do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio nas três escolas que formam o complexo escolar da rede pública estadual em Santana do Ipanema, Alagoas. Para isso, realizamos, inicialmente, uma pesquisa diagnóstica através da aplicação de questionários com representantes dos segmentos Gestor, Docente e Discente, com o intuito de conhecer os sujeitos da pesquisa e verificar como os professores vêm utilizando as tecnologias em sua prática docente. Nesse ínterim, a partir da sugestão dos próprios professores, realizamos ação interventiva, na forma de capacitação, que durou em torno de dois meses, com o intuito de discutir o uso das tecnologias na educação e instrumentalizar os docentes para o uso das principais plataformas digitais de interação social como ferramenta pedagógica. Elegemos como instrumento de trabalho para tal intervenção as plataformas comumente utilizadas tanto por professores quanto pelos alunos. Durante essa capacitação, pudemos coletar mais dados que vieram subsidiar nossas reflexões acerca das práticas docentes apoiadas pelas tecnologias. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin. Em nossas considerações finais, apontamos que as experiências de uso das tecnologias no contexto escolar, na maioria das vezes, estão focadas no profissional docente. Os alunos, mesmo apontando em seus questionários que se consideram bons conhecedores das tecnologias, ainda não as utilizam como suporte no processo de aquisição do conhecimento escolarizado. Dessa forma, muito ainda precisa ser feito para que os partícipes do processo educacional formal possam utilizar de forma mais eficiente os recursos interativos proporcionados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 22/02/2016 10:33