Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
DATA: 03/03/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: CONTEXTOS DA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (SE) – LEI Nº. 6882/10: DAS TENSÕES POLÍTICAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA SOCIOAMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Políticas Públicas. Prática Pedagógica.

A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador e transformador da crise civilizatória atual. Diante disso, as políticas públicas ambientais e os programas educativos relacionados à transformação da crise socioambiental demandam cada vez mais novos enfoques integradores de uma realidade contraditória e geradora de desigualdades, que transcendem a mera aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis. Partindo dessas assertivas, esta pesquisa visa analisar a Política Estadual de EA de Sergipe (Lei nº 6882/2010), quanto as suas possibilidades de gestão e inserção no cotidiano escolar de unidades escolares sergipanas. Assim, busco discutir, minimamente, sobre a influência ou não desta lei na educação formal apontando caminhos de consolidação da EA Crítica e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Para tanto, são investigadas as concepções de participação, democracia, cidadania, e currículo, da Lei 6882/10, de seus gestores(as) e, professores(as) da rede estadual de ensino que atuam em ações socioambientais em suas respectivas escolas. Com isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais gestores desse processo de construção política. E, posteriormente, a partir da técnica de grupo focal, com professores(as) atuantes em EA nas suas respectivas escolas será possível investigar as possibilidades, limites e desafios da inserção da EA na concretização da lei em questão. Para subsidiar as análises dos dados coletados, partiu-se de estudos teóricos não só do campo socioambiental, mas também das discussões sobre política pública, cidadania, participação e currículo, temas estes fundados na Teoria Crítica, em sua perspectiva histórico-dialética. Na análise dos dados utilizei metodologicamente adaptações da Análise Textual Discursiva (ATD) visando perceber concepções e práticas inebriadas por visões ideologizadas de mundo. Portanto, a intenção é a produção de um trabalho que avance nas reflexões a respeito de quais sentidos e quais distintos projetos políticos se agregam à EA em Sergipe. Tais avanços, nos campos epistemológico e epistêmico, possibilitarão dar novos sentidos às práticas educativas de EA.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS