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Banca de DEFESA: CARLA ULLIANE NASCIMENTO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA ULLIANE NASCIMENTO SANTOS
DATA: 02/03/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: UM OLHAR ACERCA DO ALUNO DIAGNOSTICADO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: OUTROS CAMINHOS PARA O DESVELAMENTO DO SER
PALAVRAS-CHAVES: Aluno diagnosticado. Corpo próprio. Deficiência intelectual. Linguagem. Olhar fenomenológico.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho discorre sobre a construção de um outro olhar lançado ao aluno diagnosticado e com o objetivo de empreender uma nova perspectiva de avaliação, assim, busca-se outros caminhos para o desvelamento do ser, como a linguagem e o corpo.O trabalho apresenta uma discussão baseada em autores como: Moysés (2011), Mantoan (2004), Canguilhem (2002), Cordié (1996), Sternberg e Grigorenko(2003), bem como em duas das principais obras de Merleau-Ponty: Fenomenologia da Percepção (1999) e Psicologia e Pedagogia da Criança (2006).Desse modo, foram apresentadas e descritas ao longo do texto, categorias fenomenológicas, sendo essas: percepção, intencionalidade, intersubjetividade,linguagem e corpo-próprio. A pesquisa é de cunho qualitativo, o método utilizado é o estudo de caso múltiplo. Para tanto, foram articulados aspectos metodologicamente atrelados a este tipo de abordagem, como a análise documental (relatórios de avaliação) ea entrevista semiestruturada com professores, genitoras e psicólogas. A proposta resume-se na necessidade de compreender o outro em sua completude enquanto ser humano, pensante, global e singular.Logo, é necessário buscar outros meios de enxergar a criança diagnosticada, isto é, encontrar outros caminhos para o desvelamento do ser, a saber: linguagem e corpo. Entretanto, os integrantes dessa pesquisa ainda lançam seus olhares apenas para as dificuldades, e com isso, não permitem o vislumbramento das potencialidades da pessoa com deficiência intelectual.Assim, urge respeitar o outro no processo avaliativo de modo a não enquadrar a
criança em um lugar fixo baseado em parâmetros de normalidade. Diante disso, essa reflexão busca lançar outro olhar, no sentido de analisar melhor o uso dos testes padronizados que perpassam a vida do ser diagnosticado, pois ao normatizar os sujeitos, consequentemente, impomos um rótulo que o acompanhará durante sua existência. Por fim, a proposta é de incentivar a construção de uma avaliação que destaque as potencialidades e não apenas as limitações do sujeito, dessa forma a mesma contemplaria o histórico de vida, como também a singularidade, percebendo o ser humano em sua amplitude e complexidade, pois além do intelecto há também linguagem e corpo, sendo impossível separar corpo e mente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 15/02/2016 07:38
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