Banca de DEFESA: TATIANA FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: TATIANA FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 03/03/2016
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: A dimensão ambiental na formação profissional do assistente social
PALAVRAS-CHAVES: Formação profissional. Serviço Social. Questão Ambiental.

A presente pesquisa objetivou compreender como a questão ambiental está presente na formação inicial do assistente social. Nesse sentido, procurou-se identificar na estrutura curricular dos cursos de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe - UFS e da Universidade Tiradentes - UNIT, disciplinas que apresentem indícios e abordagens sobre a questão ambiental; conhecer as concepções dos professores sobre as relações socioambientais e a questão ambiental; conhecer as concepções dos alunos sobre a função pedagógica do assistente social na perspectiva da educação ambiental; e identificar como a questão ambiental está inserida nos projetos de extensão institucionais. A pesquisa tem caráter exploratório e abordagem qualitativa por meio do Estudo de Caso. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental dos planos de disciplinas e estruturas curriculares, questionários abertos direcionados à 20 alunos concludentes e entrevistas semiestruturada com três professores que contemplam o debate sobre a questão ambiental nas disciplinas. Como resultado da pesquisa, foi identificado duas disciplinas em cada instituição, sendo que os docentes apresentam concepções sobre a questão ambiental que se fundamentam na totalidade social e na ecologia. As concepções sobre as relações socioambientais versam sobre relações de produção e alienação do homem sobre a natureza. Os alunos apresentaram concepções críticas, preservacionistas e conservacionistas sobre a atuação pedagógica do assistente social na educação ambiental. Discute-se ainda os projetos de extensão que contribuem para a formação ambiental, como o PEAC na UFS e o Projeto RONDON na UNIT. Nesse sentido, a questão ambiental está presente na formação profissional do assistente social na UFS de forma interdisciplinar e na UNIT de forma disciplinar. Tais constatações revelam a necessidade de maior densidade na formação inicial do assistente social com relação à formação ambiental em ambas as instituições, a fim de contemplar maiormente a questão ambiental na formação inicial profissional de forma interdisciplinar.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Externo à Instituição - MAURO GUIMARÃES

Notícia cadastrada em: 12/02/2016 13:14