Banca de DEFESA: ERICA FERNANDA REIS DE MATOS

DISCENTE: ERICA FERNANDA REIS DE MATOS
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Didática 6, Sala 6.
TÍTULO: Histórias planejadas? Uma análise sobre “juventudes”, escola e projetos de futuro no ensino médio integrado do IFS em Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Juventude-Escola - Ensino Médio Profissional

Com a efetivação da Lei nº 11.892/08 que instituiu no âmbito do sistema federal deensino a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, houve marcante expansão da educação profissional em todo o país. Nesses sete anos o número de instituições de educação profissional cresceu significativamente e trouxe uma demanda de estudantes que optaram por essa modalidade de ensino. Observa-se que grande parte desses estudantes está na faixa etária considerada pelo estado brasileiro como juventude (15 aos 29 anos) e optam pela modalidade Ensino Médio Integrado, que agrega o Ensino Médio à formação profissional. Todavia o conceito de juventude sofreu alterações significativas a partir de análises sociológicas como as de Bourdieu. Hoje tem-se uma corrente de estudos que justificam a juventude como algo ainda não classificado e inaugura o debate sobre juventudes. Essa pesquisa analisa essas juventudes, presentes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Sergipe, sua relação com a escola e os significados que elaboram sobre ela para seus projetos de futuro. Parte-se da análise sobre quem é esse jovem, quais as causas que o fizeram optar por essa modalidade de ensino e como elaboram seus projetos de futuro a partir da escola e da modalidade que escolheram.

Externo à Instituição - ALAIN LUCIEN LOUIS COULON
Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA