Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LUIS CANUTO DUARTE MELO

DISCENTE: ANDRÉ LUIS CANUTO DUARTE MELO
DATA: 19/02/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: OLHARES SOBRE AS LOUSAS DIGITAIS INTERATIVAS: o caso do IFS Campus Estância.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Linguagem Digital Interativa. Lousa Digital. Professor. Sala de Aula.

Esta pesquisa busca possíveis indicadores de como tem se dado o processo de apropriação da Lousa Digital Interativa (LDI) como dispositivo didático pedagógico, observando o “Instituto Federal de Sergipe Campus Estância”. O objetivo deste trabalho é compreender quais são os possíveis limites, impasses e potencialidades das Lousas Digitais Interativas em práticas pedagógicas de professores (as) lotados no IFS/Campus Estância. Com a utilização de uma abordagem qualitativa para o aprofundamento da análise, sem prescindir dos dados quantitativos, com abordagem em estudo de caso. Como aporte metodológico para a construção deste, utilizei o questionário pelo aplicativo Google Drive e enviado por e-mail para todos os professores que ministram aulas nas modalidades subsequentes, integrados e superior no IFS Campus Estância. A metodologia de pesquisa está pautada na modalidade survey explanatória que se destina a identificar a existência de uma determinada situação, suas causas e se existe relação entre a situação e a teoria proposta. O que se percebe é que na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores têm feito adaptações ou até mesmo ignorado esse novo dispositivo. O interesse por esta investigação se dá pela importância de estudos que confirmam a relevância desse tipo de recurso, necessitando de reflexão para evitar usos parciais ou ineficazes dessa tecnologia digital, junto aos profissionais de educação. Nesse sentido, verifiquei que é necessário o processo de formação docente para o uso das novas tecnologias na instituição de ensino, através das vivências apresentadas, acredito que o processo desencadeado pelas práticas didáticas dentro da instituição, provocaram reflexões capazes de disseminar e manter uma cultura em constante evolução, esse foi um dos aspectos relacionado às dificuldades na introdução de novas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem no contexto analisado.

Presidente - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA