Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE LIMA SILVA

DISCENTE: DANIELLE LIMA SILVA
DATA: 22/12/2015
LOCAL: sala de aula do PPGED
TÍTULO: ESCOLA E CURRÍCULO NA COMUNIDADE MUSSUCA: SUBTERFÚGIOS, PROPOSIÇÕES E O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRICULAR PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Currículo. Relações Etnicorraciais. Comunidade Quilombola. Mussuca.
ÁREA: Educação

A Lei 10.639/2003, contemplou a população afro-brasileira a partir da institucionalização e obrigatoriedade nos currículos escolares da história e da cultura africana e afro-brasileira. Esta lei é resultado da luta dos movimentos sociais, em especial, dos negros e negras que veem no sistema educacional brasileiro a exclusão da sua história, da sua cultura, da sua participação significativa na construção social, cultural, econômica, religiosa e política do país. Diante deste quadro, a presente pesquisa tem como objeto de investigação e análise o currículo da Escola Municipal Prefeito José Monteiro Sobral, localizada na comunidade Quilombola Mussuca, no município de laranjeiras. Subsidiada por pesquisa anteriormente realizada nesta mesma instituição, identificamos que a escola não possui um currículo que atenda a perspectiva do instrumento legal que é a lei acima citada. Neste sentido, elaboramos as seguintes perguntas: Quais as principais dificuldades da escola de construir ou mesmo de colaborar com um currículo escolar que tenha como um dos objetivos desenvolver práticas pedagógicas fundamentadas nas relações etnicorraciais? O que interfere? Por quais razões os educadores da escola em estudo não vêm se organizando coletivamente para vencer as barreiras de um currículo centrado na cultura eurocêntrica? Assim, este estudo tem como objetivo geral investigar e identificar as dificuldades que a Escola Municipal Prefeito José Monteiro Sobral possui para construir ou mesmo colaborar com um currículo que objetive, entre outras atividades, desenvolver práticas pedagógicas fundamentadas nas relações etnicorraciais; sobretudo, na cultura local, visto que se trata de uma instituição de ensino localizada em uma comunidade quilombola. O processo metodológico que está viabilizando este trabalho se dá com base na abordagem qualitativa, por considerar que este recurso abre possibilidades de caracterizar a realidade estudada de forma mais profunda, considerando, inclusive, todos os elementos que interferem e interagem com o objeto estudado. Partindo da compreensão de que a construção social se efetiva a partir do material concreto existente e que suas ações em nenhum momento se desvincula dos determinantes econômicos, base do modo de produção capitalista, utilizaremos como método o materialismo histórico dialético. É importante ressaltar que o nosso trabalho tem a finalidade de estudar os processos historicamente construídos pela escola e também na comunidade ao qual está inserida, afirmando a sua totalidade, identificando a raiz do problema e suas contradições, elementos que justificam o método.

Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS
Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 16/12/2015 09:19