Banca de QUALIFICAÇÃO: RÍSIA RODRIGUES SILVA MONTEIRO

DISCENTE: RÍSIA RODRIGUES SILVA MONTEIRO
DATA: 21/12/2015
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Nazaré Carvalho e a circulação de práticas educativas na TV sergipana (1971-1979)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Nazaré Carvalho. Programação infantojuvenil. Televisão. Sergipe
ÁREA: Educação

Este estudo é uma abordagem histórica em que se busca investigar a atuação da comunicadora Nazaré Carvalho em programas televisivos dedicados ao público infantojuvenil veiculados por emissoras de televisão sergipana, no período de 1971 a 1979. A apresentadora, na década de 1970, era detentora de significativos índices de audiência nas televisões locais através da apresentação dos programas Clube Júnior (TV Sergipe – de 1971 a 1974) e Nosso Mundo Infantil (TV Atalaia – a partir de 1975), nos quais colocava em circulação diversas práticas educativas. Buscou-se com este estudo entender a contribuição da apresentadora para a transmissão de práticas educativas para crianças e adolescentes da década de 1970 no Estado de Sergipe. Trata-se de uma pesquisa documental que utiliza como fontes principais livros, jornais, fotografias, vídeos e registros orais. As memórias, com suas singularidades, semelhanças e contradições, assumiram papel importante na reconstrução da trajetória e atuação profissional de Nazaré Carvalho, a “tia Nazaré”, como era conhecida, principalmente diante da precariedade dos arquivos das televisões locais, em especial a escassez de material relativo à fase de implantação das TVs e dos programas outrora veiculados. A abordagem é feita numa perspectiva da história cultural, levando em conta as apropriações e representações postas em circulação nos programas apresentados pela jornalista e radialista Nazaré Carvalho. Bourdieu, Chartier, Le Goff, Kossoy, Bosi, Thompson, Halbwachs e Pollak são tomados como principais referenciais. A pesquisa considerou três aspectos principais. O primeiro trata da chegada da televisão no Brasil e em Sergipe. O segundo aborda a trajetória de vida de Nazaré Carvalho e sua inserção no campo da comunicação. O terceiro dá conta dos conteúdos veiculados pela apresentadora nos programas infantis. As emissoras de TVs sergipanas, logo nos seus primeiros programas infantis, ao passo que procuravam entreter e garantir audiência acabaram também por inculcar diversos conteúdos educativos.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS

Notícia cadastrada em: 04/12/2015 09:22