Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILEIDE SOUZA ALVES

DISCENTE: FRANCILEIDE SOUZA ALVES
DATA: 14/12/2015
LOCAL: Auditório do PPGED
TÍTULO: O olhar do estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio: Enem para quem?
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em larga escala. Motivação. Enem.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

Diante da complexidade e abrangência das políticas públicas em educação e da instituição por parte do Governo do modelo de avaliação diagnóstica em larga escala para a Educação Básica, faz-se necessário revisão periódica da fundamentação da avaliação, dos conceitos norteadores do construto, das matrizes e dos procedimentos de análise dos dados para favorecer a relação com os currículos e as práticas das redes educacionais. Esta dissertação tem como objetivo investigar o olhar do estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Parte-se de revisão de trabalhos publicados por pesquisadores na área de políticas públicas educacionais, em especial sobre o Enem. Embora ainda não exista no Brasil uma tradição de referencial teórico sobre a temática, contamos com a contribuição de Silva e Freitag (2015), Rico (2007), Viana (2003), Bonamino (2002), Corti (2013), Viggiano (2010). Trata-se de um estudo analítico que se ampara em aportes legais e teóricos que constituem o Enem, publicados no portal do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira – INEP e na normatização do Ensino Médio. Para compreensão da motivação que leva o estudante a participar desse exame foram aplicados questionários semiestruturados, bem a realização de entrevistas com os estudantes da rede pública estadual do estado de Sergipe. Buscamos ouvir os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que estavam inscritos no Enem 2014, das dez (10) diretorias regionais, abrangendo os oito (08) territórios sergipanos. Por fim, após finalização da análise dos resultados coletados, teremos o registro inédito da relação que o estudante estabelece com o Enem enquanto agente ativo avaliador e avaliado.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS