Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES

DISCENTE: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 27/11/2015
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: O Povir: um jornal estudantil do Atheneu Sergipense (1874)
PALAVRAS-CHAVES: O Porvir. Atheneu Sergipense. Cultura Escolar. História Cultural. Jornal Estudantil.
ÁREA: Educação

O estudo tem como objetivo analisar um impresso estudantil denominado O Porvir, datado no ano de 1874, pertencente ao primeiro órgão dos estudantes do Atheneu Sergipense, instituição de relevância no Ensino Secundário em Sergipe. Tal impresso configura-se como objeto e fonte da pesquisa, tendo como análise doze números de edições. Os alunos publicavam suas produções nesse meio de comunicação, comum à época em que estava inserido, como forma de ensaio às futuras divulgações em periódicos utilizados pela intelectualidade do período. Como fundamentos metodológicos, o presente trabalho se insere no campo da História da Educação, na perspectiva da Nova História Cultural, utilizando-se de conceitos principais, como cultura escolar de Dominique Julia (2001), representação de Roger Chartier (1990), apropriação também de Roger Chartier (2002) e associativismo de Alexis de Tocquevile (2004). Assim, o estudo destaca os temas educacionais expostos entre as páginas do O Porvir, a fim de se ter uma visão acerca dos escritos estudantis que circularam no ano de 1874 em Sergipe. Justifica-se que a produção em torno do sujeito aluno na escola, propiciará contribuição para o aprofundamento das práticas educacionais e institucionais com uma nova roupagem, o olhar discente.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 10/11/2015 08:07