Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA ANDRADE MODESTO

DISCENTE: MONICA ANDRADE MODESTO
DATA: 19/11/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: REFLETINDO SOBRE (DES)ACOMODAÇÕES HISTÓRICAS NA PRÁXIS DOCENTE: O ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Formação ambiental. Formação docente.

Devido à crise ambiental, nos últimos tempos as questões ambientais em suas múltiplas abordagens tem sido motivo de pesquisas. Concernente a essa necessidade, a presente investigação tem como cerne a educação ambiental em sua perspectiva crítica ancorada em discussões referentes à legislação educacional, à teoria crítica do currículo, à interdisciplinaridade e ao ensino de história para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A opção de pesquisar esse último campo justifica-se no fato de que a História, ao analisar os processos vividos pelos homens, não pode deixar de considerar os tempos e os espaços nos e dos quais advieram e, desta forma, não pode se eximir de suscitar nos alunos a percepção crítica das consequências desses acontecimentos e das transformações culturais e sociais que deles decorreram. Nessa direção, acredita-se que a aprendizagem histórica começa a se efetivar ainda na infância. Por conta disso, definiu-se como objeto de estudo o componente curricular denominado Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental presente no currículo dos Cursos de Pedagogia ofertados pelos campi José Aloísio de Campos e Alberto de Carvalho da Universidade Federal de Sergipe a fim de verificar elucidar em que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental contribuem para a formação do pedagogo na perspectiva da educação ambiental crítica. De abordagem qualitativa e tipo estudo de caso, a amostra foi constituída pelos respectivos projetos pedagógicos do curso supramencionados e pelos docentes do elemento curricular listado que foram entrevistados a partir da técnica de entrevista semiestruturada, sendo os dados coletados em duas etapas (análise documental e análise das entrevistas). Os dados encontrados foram analisados à luz de uma adaptação da técnica de análise textual do discurso, na qual, para a primeira análise foram definidas categorias a partir do método dedutivo e para a segunda, as categorias foram delimitadas de forma intuitiva. As análises desvelaram as representações que circundam o objeto de estudo. Os resultados iniciais demonstraram que a disciplina estudada apresenta-se como um espaço para a promoção da formação ambiental. A relevância dessa investigação centra-se na contribuição para o debate referente à educação ambiental crítica que se define como emergente e primordial no processo de ensino atual, à interdisciplinaridade, amplamente discutida, mas ainda divergente quanto ao seu significado e pouco evidente na prática docente e ao ensino de história para os iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 06/11/2015 08:20