Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA VITORINO DA SILVA TERRA NOVA

DISCENTE: JESSICA VITORINO DA SILVA TERRA NOVA
DATA: 04/12/2015
LOCAL: Didática VI, sala 12.
TÍTULO: PERFORMANCE ART E PROPEDÊUTICA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE, COM E ATRAVÉS DO CORPO NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Educação. Propedêutica. Experiência. Performance Art.

Com o objetivo de compreender a “Performance Art” a partir da disciplina “Filosofia, Educação e Corpo”, enquanto propedêutica para a construção de sentidos e significações sobre, com e através do corpo no contexto da experiência, o presente trabalho pretende apontar possibilidades pedagógicas da “propedêutica” – no sentido de um conceito que diz da preparação estrutural dos rumos da experiência – na perspectiva da Performance Art. A proposição desta manifestação enquanto possibilidade metodológica é apresentada como uma manifestação que possibilita, através da vivência, resgatar alguns sentidos tanto para a Educação, de modo geral, quanto para a Educação Física como, por exemplo, a de ampliar e superar as perspectivas que ainda se encontram pautadas de forma dominante acerca das formas de conceber o corpo. O modo estruturalista do pensamento sob esta perspectiva é subjugada a partir da proposição de que a propedêutica – suspensa aqui a partir da Performance Art – pode ser interpretada como uma forma possível de estruturar e determinar a experiência do sujeito frente a um objeto a ser conhecido no âmbito das práticas pedagógicas na escola. O trabalho evidencia uma pesquisa, de natureza “etnográfica” de cunho “participante”, a qual foi desenvolvida com estudantes matriculados na disciplina “Filosofia, Educação e Corpo”, componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.

Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA