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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA
DATA: 12/11/2015
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: “Pedagogia do Convento: Formação Educacional e Religiosa das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus”
PALAVRAS-CHAVES: Formação Educacional. Formação Religiosa. História da Educação Feminina. Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta Tese tem como objetivo investigar a formação educacional e religiosa das freiras
da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na
segunda metade do século XX, por se entender que a partir desse momento começam as
mudanças no seio das Congregações, principalmente no tocante à formação,
determinadas por diferentes documentos da Igreja Católica. A referida Congregação
chegou ao estado de Sergipe em 1922, assumindo, de forma efetiva, a direção do
Orfanato de São Cristóvão. Em pouco tempo organizou e cuidou de instituições como
hospitais, e, de forma mais predominante, de escolas, fossem direcionadas à educação
dos desvalidos ou a da elite. A motivação inicial este estudo veio a partir das pesquisas
realizadas no Mestrado, que revelaram a atuação dessa Congregação no campo
educacional sergipano. Porém, embora sendo bem atuante em diversas instituições, a
mesma não conta com uma análise específica acerca da formação, tanto religiosa quanto
educacional de suas freiras. Ou seja, existem averiguações acerca da história das
Congregações, bem como sobre suas escolas e práticas educativas, mas não sobre o
itinerário formativo educacional e religioso de quem as mantém. Diante da perspectiva
de estudar os processos formativos de um instituto feminino católico, foram escolhidos
os fundamentos teóricos e metodológicos da História da Educação, a partir dos
pressupostos da História Cultural. Os conceitos que embasaram a análise foram:
disciplina de Michel Foucault; memória e memória coletiva de Maurice Halbwachs;
forma escolar de Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin; e carisma de Pierre
Bourdieu e Max Weber. Utilizaram-se fontes diversas, tais como: cartas, crônicas,
periódicos, pedidos e solicitações de votos, cadernos, documentos da Igreja, além de
bibliografia específica e depoimentos orais. Compreender os processos formativos a que
são submetidas mulheres religiosas contribui para elucidar aspectos da educação
feminina, em especial a formação das religiosas da Congregação das Irmãs Missionárias
da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo ao Programa - 2624776 - MARIA JOSÉ DANTAS
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 26/10/2015 15:25
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