A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA MARIA DOS SANTOS MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA MARIA DOS SANTOS MATOS
DATA: 16/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Avaliação do rendimento escolar: impactos do desenvolvimento das competências de leitura na Prova Brasil de Matemática
PALAVRAS-CHAVES: Prova Brasil. Avaliação Externa. Ensino de Matemática. Concepções de Leitura. Resolução de Problemas.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa “Avaliação do rendimento escolar: impactos do desenvolvimento das competências de leitura na Prova Brasil de Matemática” objetiva analisar as concepções de leitura e o desempenho dos alunos na Prova Brasil de Matemática e as estratégias dos professores quanto à resolução de problemas. Para tanto se faz necessário identificar as concepções de leitura subjacentes na Prova Brasil de Matemática, revisitando o Sistema de Avaliação da Educação Básica até a criação da Prova Brasil, bem como apresentar suas características, processos e institucionalização como política pública de avaliação da educação, além da análise dos instrumentos Matriz de Referência de Avaliação, Níveis de Proficiência da Prova Brasil de Matemática. Quatro são as escolas selecionadas para a investigação: Escola Estadual Tobias Barreto, Escola Estadual Ministro Petrônio Portela, Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Escola Estadual Manoel Luiz. A documentação será analisada segundo a fundamentação teórica norteada por autores especialistas em suas respectivas áreas, tais como: política pública segundo Lopes e Amaral (2008); eficiência, efetividade e eficácia por Castro (2006), avaliação educacional por Viana (2005), Perrenoud (2003), Lucksi (2011), ensino de matemática na visão de Santos e Lima (2010); concepções de leitura sob a ótica de Leffa (1996), Keliman (1992) e Solé (1998), resolução de problemas seguindo as lentes de Onuchic (s/d), e Fiorentini e Lorenzato (2006) para o suporte a pesquisa em Educação Matemática. A questão que norteia a pesquisa é: existe relação entre as competências de leitura contidas na Prova Brasil e as estratégias subjacentes dos professores para a resolução de problemas? Com as análises realizadas até o presente momento percebi que as concepções de leitura da matriz de referência de avaliação de português dar suporte a matriz de matemática para a resolução de problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG

Notícia cadastrada em: 02/10/2015 07:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10