Banca de DEFESA: JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
DATA: 18/09/2015
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Caminhos cruzados: itinerários de professores do ensino superior sergipano(1915-1954)
PALAVRAS-CHAVES: Faculdade de Filosofia. História da Educação. História do Ensino Superior. Intelectuais. Itinerários.

A presente tese tem por objeto de investigação um grupo de pioneiros professores do ensino superior sergipano. Mais especificamente, a pesquisa analisa os caminhos trilhados por Felte Bezerra (1908-1990), José Bonifácio Fortes Neto (1926-2004), José Silvério Leite Fontes (1925-2005), Manoel Cabral Machado (1916-2009) e Maria Thetis Nunes (1923-2009), desde a vida estudantil, atuação no ensino secundário até a docência nas primeiras turmas de graduados da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FCFS) no recorte temporal de 1915 a 1954, considerando-se o objetivo geral desta pesquisa de doutoramento analisar os itinerários individuais de um grupo de intelectuais desde a formação escolar até seu ingresso no magistério secundário e primeiros passos como docentes na primeira instituição de formação de professores no ensino superior em Sergipe, a FCFS. Diante da perspectiva de estudar cinco professores que compõem uma parcela da “elite cultural” de Sergipe, os fundamentos teórico-metodológicos que embasam este estudo atendem aos conceitos de intelectual, itinerários e estruturas de sociabilidade compostas por redes e microclimas do autor francês Jean-François Sirinelli. Além de dialogar com as reflexões de Maurice Halbwachs acerca da memória e Carlo Ginzburg sobre as “pistas, indícios e sinais”. As fontes escolhidas são múltiplas: entrevistas, discursos, boletins, cartas, cadernetas de aulas, atas das reuniões nas escolas que trabalharam e na FCFS, escritos em jornais e revistas, álbuns de formatura, diários pessoais, “livro de família”, livros de ponto, livros de registro de diplomas, livros de atas, livros de contratos dos funcionários, caderno escolar, fotografias, e, principalmente, as memórias dos professores em análise. Dessa forma, defendo a tese de que os pioneiros professores do ensino superior em Sergipe eram intelectuais reconhecidos entre os seus contemporâneos, com uma notoriedade angariada pelas “redes” das quais seus familiares já faziam parte, como também ao longo da vida estudantil, no trabalho como professores do ensino secundário e como membros de diferentes instituições da cidade de Aracaju. Seus caminhos já haviam se cruzado em diferentes espaços de formação e atuação, sendo a FCFS mais um ponto de encontro dos itinerários individuais da intelectualidade sergipana de meados do século XX.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - LINA MARIA BRANDÃO ARAS