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Banca de DEFESA: ALINE DA CONCEIÇÃO MIGUEL DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DA CONCEIÇÃO MIGUEL DE MENEZES
DATA: 28/07/2015
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO POVOADO CARRILHO EM ITABAIANA-SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Educação Integral. Programa Mais Educação.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

Esta dissertação objetivou conhecer o significado do Programa Mais Educação/Educação Integral para coordenadores, professores e monitores de escola do campo, situada no Povoado Carrilho no município de Itabaiana, estado de Sergipe. Para tanto, nos propomos a descrever e analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação/Educação Integral no povoado; refletir sobre a finalidade do Programa Mais Educação no contexto campesino; e identificar que significados os sujeitos atribuem ao Programa Mais Educação. A investigação ancora-se nos pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A metodologia utilizada é a fenomenologia-hermenêutica e o tipo de pesquisa é estudo de caso. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram diário de campo, documentos oficiais, e entrevistas semi-estruturadas. Concluímos a partir desta pesquisa que os significados atribuídos ao Programa Mais Educação situam-se no âmbito do proteger, guardar e reforçar os estudos para crianças, adolescentes e jovens, evidenciando uma dissonância com os objetivos do referido Programa. O conceito de Educação Integral nem sempre é compreendido pelos sujeitos como educação que ultrapassa a dimensão temporal de permanência na escola para uma formação humana que, além de garantir os direitos das crianças e adolescentes, avança no sentido de instrumentalizá-los para a compreensão do campo como espaço de produção da vida e de desenvolvimento. A importância e a complexidade da Educação Integral para o desenvolvimento do campo não recebeu nenhuma menção por parte dos sujeitos entrevistados, demonstrando-nos que essa relação ainda não se efetiva como prática social no contexto pesquisado. Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir para ampliar o debate sobre a implementação da Educação Integral no Campo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ILKA MIGLIO DE MESQUITA
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

Notícia cadastrada em: 02/07/2015 10:52
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