Banca de DEFESA: BENEDITO CARLOS LIBORIO CAIRES ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITO CARLOS LIBORIO CAIRES ARAUJO
DATA: 21/05/2015
LOCAL: Polo de Gestão
TÍTULO: As armas da crítica à crítica das armas: o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de Educação Física da UFS.
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Educação Física. Formação de Professores. Luta Corporal. Universidade Federal de Sergipe.
ÁREA: Educação

O presente estudo está inserido na área de concentração História, Política e Sociedade do programa de Pós-graduação e Pesquisa em Educação da Universidade Federal de Sergipe na linha Formação de Educadores: saberes e competências, faz parte das produções da Rede de Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Rede LEPEL) e tem como pergunta central: Qual é a realidade e as possibilidades do currículo de formação de professores da universidade pública brasileira, em especial, a Universidade Federal de Sergipe, para trato com o conhecimento luta corporal nas aulas de educação física? Se consideramos que o fato do conteúdo Luta Corporal estar vinculado a modalidades esportivas vazias de sentido e distantes das aulas de Educação Física, tanto na escola básica, quanto nos currículos de formação de professores, esse conteúdo reflete o aprofundamento de uma realidade objetiva excludente, geradora de insegurança, individualismo e alienação, tal realidade, parece fornecer a justificação necessária a um projeto de escolarização que condicione crianças e adolescentes a atender prontamente aos processos de acumulação capitalista, em especial a acumulação flexível e a lógica do mercado, ao desenvolver nelas aptidões tais como: concentração, disciplina, prontidão física (exclusão e subordinação), e nesse bojo, os currículos de formação de professores em geral, dos de Professores de Educação Física como particular, e dos professores de educação física da Universidade Federal de Sergipe, como singular, não possibilitam a compreensão, explicação e execução da Luta Corporal na sua essência, algo ratificado nas produções do conhecimento stricto senso brasileiras de 1996 a 2013, que em grande parte se organizam por orientações epistemológicas idealistas, não compreendendo, que nos propomos a conceber o mundo sensível como a atividade sensível, viva e conjunta dos indivíduos que o constituem. Nesse sentido, se torna imperiosa, a necessidade de partir da categoria trabalho, como atividade central, e daí, compreender como o homem desenvolve as funções psíquicas superiores, nos valendo do aporte da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica para explicitar que a educação física é uma atividade pedagógica que deve se organizar a partir da Cultura Corporal, enquanto categoria teórica que nos permite apreender no pensamento, compreender, explicar cientificamente o fenômeno Luta/Luta Corporal na sua tripla dimensão: pedagógica, histórica e técnica, captando o movimento lógico que decorre das regularidades onto-históricas naturais/sociais, proporcionando no sistema educacional, como tratar o conhecimento específico Luta Corporal nas aulas de Educação Física, visando elevar o pensamento teórico dos estudantes e instrumentalizar a classe trabalhadora, na disputa de projetos de sociedade, partindo das necessidades reais, articuladas a organização social mais ampla, que fizeram essa atividade humana construir gestos, técnicas e ideias que devem estar alinhadas com o projeto histórico da classe trabalhadora, sem o qual é inviável a realização plena das atividades humanas.

Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Externo à Instituição - CLAUDIO LIRA DOS SANTOS JÚNIOR