Banca de DEFESA: LEANDRO DOS SANTOS

DISCENTE: LEANDRO DOS SANTOS
DATA: 26/05/2015
LOCAL: Auditório do Plo de Gestão
TÍTULO: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DESENVOLVIDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFS (2008/2012)
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Educação do campo; Formação de professor do Campo; Currículo e Formação Superior de Professor do Campo.

Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a prática da organização escolar desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do Campo no período de 2008 a 2012 na Universidade Federal de Sergipe. O objeto de estudo foi o curso referenciado a partir da preocupação de que o currículo do mesmo requer uma dimensão específica voltada para os processos de trabalho a partir do contexto da reforma agrária e dos territórios tradicionais. Nossa hipótese de pesquisa foi a de que o desenvolvimento do curso se deu em meio a muitas contradições entre o proposto e o realizado de acordo com as condições materiais dos estudantes e da estrutura da própria universidade. Essa análise se estruturou a partir de pesquisa qualitativa aproximada com a perspectiva crítica dos estudos do materialismo histórico dialético. Tratou-se de um estudo de caso onde analisamos a partir das categorias contradição, totalidade e superação, os elementos constituintes da proposta de formação. O estudo se estruturou a partir da análise do conteúdo dos documentos e por entrevistas com os egressos a fim de encontrar respostas para os objetivos propostos. Esta pesquisa é parte do projeto em desenvolvimento pelo Observatório de Educação – OBEDUC/CAPES/MEC, onde a UFS é signatária. Espera-se poder contribuir com a construção do conhecimento na área e oportunizar novas demandas no mundo da pesquisa em educação do campo.

Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS