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Banca de DEFESA: JAQUELINE NEVES MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE NEVES MOREIRA
DATA: 21/05/2015
HORA: 11:00
LOCAL: Didática VI, Sala 12
TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: UM ESTUDO DE CASO (2008 a 2012).
PALAVRAS-CHAVES: Licenciatura em Educação do Campo. Formação por Área do Conhecimento. Ensino de Ciências. Desenvolvimento do Pensamento Científico.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo apresentam uma nova concepção de formação de professores, com a preocupação de não fragmentar o conhecimento e nem distanciá-lo da realidade dos seus alunos. A proposta tem como objetivo organizar os conteúdos e caracteriza-se pela formação por área do conhecimento para a Educação Básica, presente nos quatro projetos pilotos no Brasil, desde 2007: Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de Brasília. A proposta por área do conhecimento se estrutura a partir de uma compreensão de ciência que pretende superar um conhecimento linear, fragmentado, aligeirado e particularizado, a ponto de se perder os elementos constitutivos do trabalho humano e da sua relação com a natureza e a sociedade. Neste contexto, pretendeu-se pesquisar como a formação por área do conhecimento coopera para a preparação de professores que estes são formados no curso de Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Um dos elementos importantes da formação está no desenvolvimento do pensamento científico, a partir da integração dos aspectos teóricos e práticos na construção de uma concepção diferenciada de ciência, de modo que essa formação possa contribuir para a emancipação do próprio homem, levando em consideração a luta pela terra e sua permanência nela. A nossa pergunta orientadora foi se essa proposta curricular se constituiu como inovadora na produção de um conceito diferenciado de ciência e de ensino na formação de professores da Educação do Campo. A hipótese apresentada é a de que a produção do conhecimento se diferencia, quando no currículo, se estabelece a interação entre os conceitos científicos e a realidade do futuro professor do campo a partir de um processo que ocorre por meio de relações complexas entre ciência, sociedade, homem, natureza e tecnologia. O que se pôde identificar na pesquisa foi a presença de elementos que colocam em risco a execução de um curso de Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva emancipatória. A análise das entrevistas e dos trabalhos de conclusão de curso, a partir das categorias totalidade, contradição e superação, apontam sérias contradições na implementação de cursos de licenciatura frente à própria estrutura das políticas públicas votadas para a questão agrária e para a educação e, do próprio modelo de universidade onde
os cursos se materializam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS
Externo à Instituição - ATTICO INACIO CHASSOT
Externo à Instituição - CELI NELZE ZULKE TAFFAREL

Notícia cadastrada em: 05/05/2015 16:08
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