Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISSON SOUZA DE SÃO JOSÉ
DATA: 23/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: AS ARMAS E AS LETRAS INGLESAS: A INSTRUÇÃO MILITAR E O ENSINO DE INGLÊS NA CORTE DO RIO DE JANEIRO (1810-1832)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Línguas. História da Educação. Instrução militar. Língua Inglesa. Eduardo Thomaz Colville.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente Dissertação tem como objeto de estudo o ensino de inglês na instrução militar, sobretudo na Academia Militar da corte do Rio de Janeiro. O Trabalho tem como marco temporal o período de 1810 a 1832. O ano de 1810 foi escolhido como marco inicial porque no dia 4 de dezembro deste ano foi criado a Real Academia Militar por ordem de D. João VI, expressa em Carta de Lei. Nela constavam todos os aspectos fundamentais para o bom funcionamento da Academia, o que incluía o ensino da Língua Inglesa, Francesa ou Alemã, caso a Junta Militar achasse necessária. Já o marco final da pesquisa foi estabelecido em 1832 porque foi neste ano que ocorreu uma mudança no estatuto militar e o ensino das Línguas Estrangeiras deixou de ser exigido. A Dissertação, em um primeiro momento, tratará dos aspectos que levaram os portugueses a se interessarem pelo estudo do idioma inglês. Em um segundo momento, ela tratará da importância das línguas vivas – inglês e francês – para a capacitação dos militares, uma vez que os livros militares e alguns dos oficiais do exército português eram estrangeiros. Por último, o texto abordará alguns aspectos da trajetória docente de Eduardo Thomaz Colville, primeiro e único professor de inglês da Academia Real Militar do período pesquisado. O resultado obtido com a pesquisa foi que a Língua Inglesa, juntamente com a Francesa, foi essencial para compreensão dos livros militares que se encontravam em línguas estrangeiras, pois sem esse conhecimento os soldados estariam inaptos para exercerem as suas funções e receberem promoções. Na construção da Dissertação foram utilizadas diversas obras de caráter variado, tais como livros, teses, dissertações, documentos, artigos, manuscritos e revistas.