Banca de DEFESA: ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA

DISCENTE: ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA
DATA: 20/02/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: O Facebook como ambiente de aprendizagem: uma análise da praxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Redes Sociais. Facebook. Aprendizagem em rede. Conectivismo pedagógico.

Esta dissertação discute a necessidade da prática de ensino estar atrelada ao universo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, partindo da perspectiva de uso de redes sociais na educação e expandindo os tempos e espaços formais de aprendizagem, Compreende-se as redes sociais como espaços favoráveis ao compartilhamento de informação e conhecimento e, portanto, profícuas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que precisam ser disseminadas, a fim de fomentar uma maior utilização no ambiente escolar. A pesquisa tem por objetivo analisar a utilização da rede social como ambiente de aprendizagem enriquecedor da prática de ensino presencial, a partir de uma experiência desenvolvida pela pesquisadora na disciplina optativa Português Instrumental, ofertada pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe, onde se utilizou da plataforma de rede social Facebook para este fim. Para alcançar tal objetivo, estabeleceram-se como objetivos específicos da pesquisa: discutir as relações entre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na relação entre escola, trabalho e sociedade no século XXI; apresentar as bases teóricas para a aprendizagem e comunicação em rede; apresentar as possibilidades de uso dos recursos existentes no Facebook como ambiente de aprendizagem e avaliar a proposta de utilização do Facebook como suporte da prática docente, sob a perspectiva discente. Os sujeitos da pesquisa são os dezessete estudantes da disciplina, oriundos de áreas diversas da graduação, pois a disciplina é de caráter optativo para a maioria dos cursos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através do método do Estudo de Caso, utilizando como instrumentos de pesquisa a observação participante em sala de aula e no grupo criado para a disciplina no Facebook, um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicados ao final do curso e, a fim de avaliar a proposta sob o olhar dos futuros docentes, realizou-se uma entrevista semi-estruturada direcionada apenas aos alunos licenciandos da turma. Os dados coletados foram analisados à luz das categorias estabelecidas, cujos resultados evidenciaram a relevância de se associarem plataformas e softwares sociais às propostas de ensino para potencializar a comunicação, a interação e a participação entre os estudantes, ampliação os tempos e espaços de aprendizagem. Porém, o maior atributo da pesquisa relaciona-se à experiência oportunizada na formação inicial dos futuros docentes, articulando teoria e prática no processo, promovendo novos olhares acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação e incentivando futuras práticas no exercício da docência, cujos resultados serão melhor percebidos no chão da escola, na promoção de uma educação mais conectada com a sociedade e o ambiente de trabalho da atualidade.

Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA CARVALHO NUNES
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 30/01/2015 10:10