Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA SIMPLICIO DA SILVA

DISCENTE: VALERIA SIMPLICIO DA SILVA
DATA: 18/12/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA CURRICULAR OBRIGATÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Implantação.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a implantação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina curricular obrigatória na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a partir de 2005, ano em que o Decreto nº 5.626, que regulamenta a lei de LIBRAS, entrou em vigor, até 2014, ano em que é implantado o Curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS na UFS/Campus São Cristóvão. A finalidade deste estudo foi verificar a adequação (ou não) do que está disposto no Decreto nº 5.626/2005, no contexto do Ensino Superior, no que se refere à obrigatoriedade da LIBRAS como disciplina curricular. Trata-se de um Estudo de Caso Histórico Organizacional, cujas fontes utilizadas foram documentos escritos e orais. O estudo permitiu observar o cumprimento de uma das proposições da Lei e do Decreto de LIBRAS, isto é, a obrigatoriedade do ensino de LIBRAS nas Instituições de Ensino Superior, que auxilia na criação de um contexto educacional inclusivo de interações comunicativas entre surdos e ouvintes. Concluiu-se que houve alguns problemas de entendimento e aceitação da obrigatoriedade da LIBRAS como disciplina, bem como problemas de ordem burocrática no decorrer do processo de implantação, o que ocasionou a não adequação às determinações do Decreto em alguns momentos do processo, inadequação ainda existente de forma pontual. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o registro histórico da LIBRAS enquanto disciplina no Ensino Superior.

Externo ao Programa - 426610 - IARA MARIA CAMPELO LIMA
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 10/12/2014 16:55