Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA

DISCENTE: MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA
DATA: 18/12/2014
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Ensino da Língua Portuguesa na perspectiva da inclusão do aluno cego no ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Educação do cego. Ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Educação Inclusiva.

O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino da Língua Portuguesa no nível fundamental, tendo como campo empírico, tanto o período da alfabetização em uma Instituição que funciona para Atendimento Educacional Especializado da pessoa com deficiência visual, em Aracaju-Sergipe; como também, uma sala de aula do 8º ano com
alunos cegos incluídos, em uma escola pública dessa mesma cidade. Desse modo, visando atuar numa lacuna de pesquisas sobre a educação da pessoa com cegueira unida ao ensino da Língua Portuguesa na capital do estado de Sergipe, fizemos uso do estudo de caso de base etnográfica com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, observações assistemáticas e sistemáticas, revisão bibliográfica e análises documentais. Como aporte teórico utilizamos os estudos de Bechara (2004), Cagliari (2008), Carvalho (2010), Carvalho (2014), Geraldi (2001), Jannuzzi (2004), Mantoan (2006), Oliveira (2010), Souza (2012), Souza (2007), Vygotsky (2005), entre outros. O estudo possibilitou pensar numa formação baseada nos usos sociais da leitura e da escrita, a qual fortalece a esperança de estarmos avançando na busca por estratégias de ensino, que contemplem as necessidades do aluno cego numa escola que almeja a eficácia da educação inclusiva.

Externo ao Programa - 2178148 - CLARISSA ANDRADE CARVALHO
Externo ao Programa - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA