Banca de QUALIFICAÇÃO: WILSON BISPO DA FONSECA

DISCENTE: WILSON BISPO DA FONSECA
DATA: 12/12/2014
LOCAL: Sala de Aula do NPGED
TÍTULO: Psicologia e Educação: Analise da Atuação dos psicólogos(as) na educação em Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia e Educação, Psicologia Escolar, Escola, Praticas profissionais

Esta pesquisa visa investigar e verificar a Atuação dos psicólogos(as) na educação em Aracaju. Considerando a grande importância que a “escola” representa em nossa sociedade e observando as diversas possibilidades da atuação da Psicologia Escolar e Educacional auxiliando em todos os seus processos e fases que compõem a escola, torna-se importante contribuir com um melhor conhecimento da realidade dos psicólogos (as) que atuam na rede de ensino, bem como um melhor entendimento sobre sua atuação destes profissionais frente às demandas existentes no âmbito educacional, oferecendo dados da conjuntura dessa temática no município de Aracaju. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, passando por um procedimento bibliográfico e exploratório. Foram realizadas entrevistas com cinco psicólogos (as), sendo um da rede Municipal, Estadual, Federal, Sistema “S” e Particular. E aplicado um questionários com os demais profissionais encontrados em Aracaju. Esperamos que os resultados desta pesquisa possam contribuir com a construção de entendimentos a cerca da psicologia no campo da educação no nosso estado, mapeando suas praticas e conteúdos, bem como fomentar novas discussões, novas pesquisas, novas possibilidades e fazeres.

Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO