Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 02/12/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO DED
TÍTULO: A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1968-1978): ENTRE DIRETRIZES E PRÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Brasil. Curso. História. Pedagogia. Sergipe.

Esta tese tem como premissa básica compreender a trajetória histórica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período de 1968 a 1978. A proposta inicial da pesquisa busca esclarecer questões relativas ao processo de criação, instalação e funcionamento dessa graduação, no espaço do ensino superior. O objetivo central é verificar a articulação entre a configuração do curso de Pedagogia da UFS e o modelo de curso definido, no âmbito nacional, pelo Conselho Federal de Educação, enfatizando as discussões e as disputas difundidas pelos idealizadores nos dois modelos de curso. Para tal, vem sendo realizada uma pesquisa histórica por meio da análise bibliográfica e documental, ambas ancoradas nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História, mais precisamente da nova corrente historiográfica denominada História Cultural. De acordo com uma conclusão preliminar, podemos constatar que o curso de Pedagogia da UFS foi criado em 1950, integrado a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FAFI), e reconhecido pelo governo federal em 1954, mesmo sem ter funcionado durante esse período. O funcionamento só foi concretizado em 1968, no mesmo ano que a FAFI foi incorporada a UFS juntamente com os seus bens móveis, cursos, alunos, professores e funcionários técnico-administrativos. Diante desse acontecimento, a primeira turma do Curso de Pedagogia em Sergipe (1968 a 1971) tendo iniciado a graduação na FAFI, foi incorporada à nova universidade, concluindo a graduação na recente UFS.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ DANTAS