Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA

DISCENTE: CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA
DATA: 31/10/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: A identidade profissional de pedagogas não docentes em uma instituição de educação profissional.
PALAVRAS-CHAVES: Identidade profissional, pedagogas não docentes, educação profissional.

A discussão acerca da identidade do curso de pedagogia já foi amplamente discutida no cenário nacional. Entretanto são raros os trabalhos que tratam sobre a identidade profissional de pedagogas em carreira não docente atuando em instituições de educação profissional. A relevância do estudo, também, aponta para discussões sobre formação e desempenho de educadores na educação pública do país. Essa é outra consideração importante, pois o título do cargo técnico-administrativo institucional, assumido pelos pedagogos, pode sublimar seu papel de educador, reduzindo-lhe o sentido profissional. Diante disso, destaco o problema central que orientou a investigação que se apresenta: como se constroem as identidades profissionais dos pedagogos não docentes da principal Instituição Federal de formação técnica profissional em nível médio de Sergipe? Quais atores e quais experiências exerceram influência em suas construções identitárias? A metodologia escolhida para a pesquisa adotou recorte qualitativo a partir da articulação entre questionários e entrevistas individuas como instrumentos centrais de produção de dados. Os atores participantes da pesquisa compreendem: pedagogas, alunos, professores-coordenadores, técnicos administrativos e gestores. A delimitação dos sujeitos optou pelo recorte no nível de ensino médio na forma integrada que caracteriza o espaço de atuação predominante das pedagogas não docentes.

Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 13/10/2014 11:11