Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MENEZES DE SANTANA

DISCENTE: ADRIANA MENEZES DE SANTANA
DATA: 31/10/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: AS CARTAS DE PARKER PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM SERGIPE (1912-1945)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Aritmética. Cartas de Parker. Disciplinas Escolares.

O presente estudo investiga os materiais pedagógicos elaborados por Francis Wayland Parker, difundidas com cartas de Parker, vinculadas ao ensino de Aritmética, ministrada nas escolas primárias graduadas, em Sergipe, no período de 1912 a 1945, buscando analisar a sua circulação e o ideário de modernização do ensino dessa disciplina. Para a produção desta análise, seguimos o paradigma indiciário a fim de dialogarmos com as fontes bibliográficas, e documentais: leis, decretos, mensagens, programas de ensino, revistas, além das obras de Parker. Também articularmos os indícios aos conceitos de cultura escolar, cultura material escolar, materiais escolares, disciplina escolar e circulação, a fim de contribuir para a elucidação desse aspecto da cultura material escolar em Sergipe, e da história das disciplinas escolares.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO

Notícia cadastrada em: 01/10/2014 14:51