Banca de DEFESA: RICARDO TELES DOREA

DISCENTE: RICARDO TELES DOREA
DATA: 18/08/2014
LOCAL: Sala do NPGED
TÍTULO: Análise do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra da UFS: limites e contradições da política de gestão e formação na educação do campo.
PALAVRAS-CHAVES: Politica pública de educação. Educação do campo. ProJovem Campo. Programas Educacionais. Educação de Jovens e Adultos.
ÁREA: Educação

A pesquisa tem como objeto de estudo a implementação e gestão da política de formação de professores contratados pelo Programa ProJovem Campo Saberes da Terra, realizada pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Trata-se de um interesse com foco na Política Pública de Educação de Jovens e Adultos do Campo e tem como objetivos: analisar o Programa ProJovem Campo Saberes da Terra desenvolvido em Sergipe no período 2008/2011 a partir da sua implementação institucional entre governos federal e estadual e, os movimentos sociais. Para tanto a pesquisa pretendeu, enquanto objetivos específicos a) Estudar os elementos que estão fundamentando a Política Pública de Educação do Campo na EJA, a partir da criação do ProJovem Campo Saberes da Terra; b) Discutir o processo de criação dos programas e projetos na EJA, bem como a sua forma de regulamentação, financiamento e gestão. A metodologia é de abordagem qualitativa e trata-se de um estudo que tem como procedimento a análise documental. Identificou-se que a proposta pedagógica do Programa é pautada pela Pedagogia da Alternância para valorizar o jovem do campo, sendo considerada como relevante no processo de luta dos Movimentos Sociais. No entanto, é a partir da análise da sua implementação e gestão que identificamos que já na concepção/criação destes Programas já aparecem os limites e contradições na sua execução, uma vez que os entes envolvidos neste caso não possuem condições materiais para o devido acompanhamento das ações, terceirizando os serviços de responsabilidade dos entes públicos e, por conseguinte, a transferência de recursos públicos da educação para os setores privados, bem como as restrições, impedimentos burocráticos e legais caracterizando a descontinuidade do Programa e por consequência impossibilitando a efetivação de uma política pública de educação.

Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Externo à Instituição - ELIANE NOVAES ROCHA

Notícia cadastrada em: 31/07/2014 13:46