Banca de DEFESA: HELLEN REJANE DOS SANTOS SACRAMENTO

DISCENTE: HELLEN REJANE DOS SANTOS SACRAMENTO
DATA: 15/08/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: : “JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA E SEUS RUMOS À PROFISSIONALIZAÇÃO: CAMINHOS QUE SE CONSTROEM..”
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Educação. Juventude. Perspectivas-profissionais. Construções-Sociais.

O trabalho apresenta análises que pontuam a relação juventude-trabalho-educação e como ‘se estabelece’ para acadêmicos vinculados ao curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São apresentadas perspectivas de formação profissional e ‘construção’ dos sujeitos como estudantes e trabalhadores baseadas em contribuições de autores como Maria Helena Abramo, Marília Spósito, Machado Pais, Alain Coulon que orientam discussões sobre juventude no Brasil, Portugal e França. Aportes que sinalizam maneiras distintas de identificação, construção e vivências juvenis apreciadas em três capítulos para entender possíveis significados de ser jovem universitário e trabalhador, caminhos traçados que tenham ou não sido planejados no conjunto de experiências a que estão (ou estiveram) sujeitos os jovens investigados e conforme delineiam em entrevistas. A busca consiste em explorar aspectos ligados à vivência na graduação, e proposições de futuro a partir da experiência pessoal dos investigados nos dois universos eleitos como centro da pesquisa, como os sujeitos constroem sua identidade acadêmica e profissional mediante a relação que estabelecem com esses dois campos, perceber seu movimento, sua experiência no fazer-se pelo trabalho e pelo curso. A exposição da pesquisa dá-se da seguinte forma: O capítulo I volta um olhar para a juventude como construção social, perspectivas em torno da temática, o entendimento de juventude e problematizações que tendencialmente cercam-na. O capítulo II pontua a respeito de lógicas e desafios estabelecidos pelo mercado de trabalho em que pesem ofertas, demandas de empregabilidade e vinculação. O capítulo III traz possíveis reflexões, sobretudo ligadas à graduação como provável caminho direcionador à carreira profissional, elementos estruturadores do curso de Pedagogia, composição curricular, formação perpetrada como forma de melhor compreender as suas exigências aos estudantes e seu desenrolar na compreensão das falas dos sujeitos.

Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MARLENE ALVES DIAS
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 30/07/2014 17:04