Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIMERI FERRAZ SABINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIMERI FERRAZ SABINO
DATA: 18/08/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: A configuração da profissão de secretário em Sergipe: educação, atuação e organização da área de 1975 a 2010
PALAVRAS-CHAVES: Educação profissional. Ensino Comercial. História Cultural. História da Educação. Secretariado.

Esta tese, em andamento, tem como objetivo a investigação sobre a configuração da profissão de secretário no Estado de Sergipe, no período de 1975 a 2010, buscando-se compreender os processos em que ocorreram a formação, construção do espaço de atuação e organização desses profissionais em entidades de representação da categoria. Constituindo-se em uma pesquisa histórica, sob os pressupostos da História Cultural, as categorias de análises adotadas foram os conceitos de “figuração, configuração e interdependência”, de Norbert Elias, “campo, capital e habitus”, de Pierre Bourdieu e “apropriação e representação” de Chartier. O recorte temporal da pesquisa tem como referência antecedente a organização do Ensino Comercial no Brasil, através do Decreto no. 20.158, em 1931, onde constou o curso técnico de secretário. Porém, a ocupação só recebeu legislação própria em 1978, passando à profissão regulamentada com formação específica aos interessados no exercício dessa atividade. Em Sergipe, os primeiros cursos de qualificação para secretários surgiram em 1975. Nos anos seguintes, foram criados os cursos técnicos em secretariado, com o pioneiro no Colégio Tobias Barreto, em Aracaju, em 1976, no Colégio Diocesano, em Propriá, em 1980, e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Aracaju, em 1996. Em nível superior, a formação ocorreu na Universidade Tiradentes, de 1990 a 2000, e foi criada na Universidade Federal em Sergipe, em 2006. Assim, com a identificação de iniciativas pontuais para a profissão em Sergipe, analisa-se a trajetória da formação, espaços, inserção e atuação desses profissionais no mercado de trabalho até o ano de 2010, data de conclusão da primeira turma do curso em nível superior na Universidade Federal de Sergipe.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - MARÍLIA GOMES GHIZZI GODOY