Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ PAULO DE ANDRADE

DISCENTE: JOSÉ PAULO DE ANDRADE
DATA: 28/07/2014
LOCAL: Sala de Aula do NPGED
TÍTULO: Escola Técnica de Comércio de Itabaiana: a formação de profissionais contabilistas (1967-1978)
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Escolar. Cultura Material Escolar. Ensino Técnico Comercial. Itabaiana. Sergipe.

A dissertação tem como objetivo investigar e analisar as práticas educativas vivenciadas no Curso Técnico em Contabilidade, da Escola Técnica de Comércio de Itabaiana-SE, no período de 1967 a 1978. Os acervos consultados foram: Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Arquivo Público de Sergipe, Arquivo da Cúria Metropolitana de Aracaju e o Arquivo da Paróquia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana; Arquivo Geral da Universidade Federal de Sergipe. As fontes identificadas e que permitiram a elaboração da trajetória da referida instituição e o conhecimento de suas práticas formativas, foram: Documentos oficiais (Leis e Decretos), depoimentos orais, fotografias, Jornal “A Cruzada”, e estudos relacionados à temática. As principais categorias de análise utilizadas se fundamentam nos pressupostos da História da Educação e da História Cultural, entre elas: cultura escolar e cultura material escolar, (Julia, 2001; Felgueiras, 2010; Sousa, 2007); representação e apropriação (Chartier, 1990); capital social e capital cultural (Bourdieu, 1982; 2004) estratégia e tática (De Certeau, 1998). O estudo tem por base a pesquisa histórica bibliográfica e documental. Busca-se com o resultado da pesquisa contribuir com os estudos da historiografia educacional sergipana, em particular o ensino profissionalizante, na segunda metade do século XX.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO

Notícia cadastrada em: 07/07/2014 09:46