Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELY CRISTINA SILVA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELY CRISTINA SILVA SOUZA
DATA: 03/04/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: Entre o prescrito e o escrito: a disciplina Matemática no Atheneu Sergipense (1943-1973)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação Matemática; Disciplina Escolar; Atheneu Sergipense; Reformas Educacionais; Ensino secundário.

Esta tese, em processo de construção, tem como objeto de estudo a disciplina Matemática no Atheneu Sergipense. Seu objetivo geral é investigar a história da disciplina Matemática no Atheneu Sergipense entre os anos de 1943 e 1973, atrelando as práticas desenvolvidas nesta instituição com as previsões legais em nível nacional e estadual. Este marco temporal se explica pelas mudanças de legislações educacionais ocorridas dentro do Atheneu Sergipense, identificadas em diversas fontes institucionais e denunciadas pela inclusão, extinção e permanência de alguns cursos e disciplinas, entre elas a Matemática. O trabalho utiliza os conceitos de disciplina por meio dos estudos de Chervel (1990); cultura escolar a partir das concepções de Julia (2001) e Felgueiras (2010); apropriação e representação, de Chartier (1990). O estudo constitui uma pesquisa historiográfica e possui como fontes Leis Federais e Estaduais do ensino secundário, Diários Oficiais, Jornais, Atas de Relatório Escolar Anual, Cadernetas, Livros de Atas, Livro de Registros e Ofícios Para o presente momento, foi possível apresentar de que forma se concretizaram as legislações educacionais federais e locais no Atheneu Sergipense, buscando compreender se os registros estudados foram capazes de trazer não o que realmente ocorreu em sala de e aula, mas indicações de como deveria ser o ensino de Matemática. Por meio das análises apreendidas até então, podemos afirmar que, a instituição atendeu as previsões legislativas nacionais, embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 permitisse que cada estado construísse seus próprios currículos escolares. Também percebemos que a Matemática do Atheneu Sergipense não passou pelos três momentos descritos que estabelece uma disciplina escolar, cuja justificativa se dar pelo consenso dos professores e alunos durante a implementação de cada reforma educacional. Depois de criada, a disciplina Matemática do Atheneu Sergipense se desenvolveu e sofreu um longo período de estabilidade, mas não se modificou no que se diz respeito aos conflitos e debates necessários para instalação de novas diretrizes, conteúdos e métodos.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo à Instituição - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA