Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETE CORREIA DE QUEIROZ CARVALHO

DISCENTE: MARIA GORETE CORREIA DE QUEIROZ CARVALHO
DATA: 20/12/2013
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: “FORMAÇÃO CONTINUADA: ANÁLISE E REFLEXÃO DOS SABERES DESENVOLVIDOS NA PRÁTICA DOCENTE DOS EGRESSOS DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA.”
PALAVRAS-CHAVES: Formação. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pró-letramento. Prática Pedagógica.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as determinações do Programa de Formação de Professores para os Anos Iniciais – Pró-letramento/MEC na construção da prática pedagógica do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Matemática. Apresentou como referencial teórico: SILVA (2009), BELO (2008), CROZATTO (2011), CARVALHO (2008), PIETROBON (2006), MONIZ (2010),GIRALDELI (2009), CHARLOT (2000, 2005), OLIVEIRA (2008), FAUSTINO (2011), LOPES (2011). O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de Professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se identificar aspectos trabalhados durante a formação que possibilitaram avanços na/da prática pedagógica das professoras, a partir de suas percepções e de significados construídos sobre a formação. O estudo procurou ainda fornecer informações acerca do debate atual sobre a formação dos profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e sua necessária formação. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, focada no estudo de caso, que utilizou para coleta de dados, o questionário constituído de três partes. A primeira buscou apresentar o perfil dos sujeitos; a segunda voltou-se para a investigação descritiva da prática pedagógica das cursistas antes do Programa e a terceira consta o desvelamento da prática das cursistas depois de tê-lo concluído. Participaram dessa pesquisa 08 cursistas que atuam em duas escolas da rede municipal de ensino de Arapiraca/AL. Os resultados indicam que esse Programa trouxe várias determinações à construção da prática pedagógica das professoras cursistas, especialmente no que concerne aos seus saberes e fazeres inerentes à formação em matemática e ao trabalho com criança dos anos iniciais do ensino fundamental. A mobilização para a construção das sequências didáticas advindas do trabalho com o Referencial Curricular, a melhoria da organização do trabalho e dos planejamentos das aulas de matemática em face a organização do espaço e tempo e da preocupação que o professor deve ter sobre os alunos, suas necessidades e dificuldades para a efetivação de suas aprendizagens, são aspectos que se destacam. Além desses aspectos, avanços também foram percebidos na perspectiva pessoal das professoras envolvidas no processo: o modo como passaram a transmitir os conteúdos matemáticos, na ampliação dos saberes matemáticos - sistema de numeração decimal, as operações com números naturais, geometria, medidas, iniciação a estatística, na articulação do livro didático com os materiais didáticos, no desenvolvimento da sensibilidade para reconhecer que precisam mudar, na preocupação com o desempenho dos alunos, na busca de construir a prática por meio das trocas de ideias com os colegas de trabalho, a segurança no trabalho com a matemática, a garantia dos direitos do aluno a aprender por meio da apropriação dos conteúdos e de diferentes formas e estratégias de ensino. Contribuíram significativamente para que as professoras se apropriassem dos saberes e fazeres que envolvem os anos iniciais do ensino fundamental, possibilitando que as mesmas refletissem sobre sua formação e sua prática.

Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1212624 - EDINEIA TAVARES LOPES