Banca de QUALIFICAÇÃO: NUBIA JOSANIA LIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NUBIA JOSANIA LIRA SOUZA
DATA: 03/07/2013
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação – Didática II
TÍTULO: Formação continuada dos professores de Educação Física da rede pública de ensino do Município de Aracaju: mediações do “Programa Horas de Estudo”
PALAVRAS-CHAVES: Política pública; formação continuada de professores; educação física.

O presente estudo pretende contribuir com a produção de conhecimentos na área de concentração História, Política e Sociedade do programa de Pós-graduação e Pesquisa em Educação da Universidade Federal de Sergipe na linha Formação de Educadores: saberes e competências, e tem como objetivo analisar os nexos e relações entre as políticas educacionais destinadas à formação continuada e a organização do trabalho pedagógico dos professores da educação básica na escola pública. Os objetivos específicos são: a) Constatar e explicitar a realidade dos professores de Educação Física da rede Municipal de Educação de Aracaju e analisar a relação entre a proposta educacional e pedagógica do “Programa Horas de Estudo” como demanda externa e identificar a relação com as demandas internas concretas da organização do trabalho pedagógico; b) Analisar a política educacional “Programa Horas de Estudo” buscando revelar a concepção de formação continuada e identificar os nexos com a organização do trabalho pedagógico na Educação Física, considerando as concepções educacionais e pedagógicas das propostas hegemônicas e contra-hegemônicas da área; c) Propor uma lógica de formação continuada mediada pelas categorias da prática pedagógica do professor de Educação Física da rede Municipal de Educação de Aracaju sob o ponto de vista do trabalho socialmente útil para além do capital. O caminho metodológico será desenvolvido considerando dois campos categoriais entrecruzados para nos possibilitar a apropriação das leis da dinâmica interna do problema de pesquisa. Os campos referem-se às categorias teóricas de investigação definidas como método de apropriação da problemática de pesquisa. As categorias teóricas adotadas foram: realidade e possibilidades. As fontes empíricas são sujeitos participantes do âmbito decisório dos últimos 10 anos (Secretários(as) de Educação, Diretores(as) de Ensino, Coordenadores(as) do programa Horas de estudo; Professores envolvidos no “Programa Horas de Estudo”; Decreto que trata da carreira do magistério; Demais documentos produzidos no “Programa Horas de Estudo” (Portarias, produções pedagógicas como as diretrizes curriculares, os Cadernos de conteúdos de EF, entre outros).

Externo à Instituição - CELI NELZE ZULKE TAFFAREL
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 03/07/2013 09:46