Banca de DEFESA: JENISSON ALVES DE ANDRADE

DATA: 14/06/2013
LOCAL: Sala de Aula do NPGED DID 2 sala 105
TÍTULO:

A produção do conhecimento dos docentes do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; Epistemologia; Educação Física

O presente estudo busca responder à pergunta Como se configura epistemologicamente a produção do conhecimento dos mestres e doutores docentes do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe? Há uma série de mediações entre a produção do conhecimento e sua transmissão e apropriação, como concepção de mundo, de homem, de método, de critérios de validade do conhecimento, técnicas e instrumentos utilizados para a produção do conhecimento, entre outras. A Universidade Federal de Sergipe vem formando professores de Educação Física desde 1975, sendo que a estruturação curricular é definida pelos docentes da mesma, e isso é feito a partir da sua formação concreta. Partimos da pesquisa em âmbito nacional EPISTEF – Epistemologia da Educação Física – a qual investiga ‘Produção do conhecimento em Educação Física: impacto do sistema de pós-graduação das regiões Sul e Sudeste na formação de mestres e doutores que atuam nas Instituições de Ensino Superior da região Nordeste’ com o intuito de mapear a produção do conhecimento na área de Educação Física no Brasil, destacando o impacto da produção do conhecimento nas regiões sul e sudeste na região nordeste. A metodologia do estudo é baseada na matriz epistemológica desenvolvida por Gamboa (2007a) e que está também em fase de elaboração na pesquisa nacional. Trazemos como nosso objetivo analisar a produção do conhecimento dos docentes mestres e doutores do curso de Licenciatura em Educação Física. Levantamos a hipótese de que a produção do conhecimento dos mestres e doutores do curso de Licenciatura em Educação Física é predominantemente pautada pelos “modismos e pós-modernismos”. Encontramos as seguintes tendências na produção do conhecimento dos mestres e doutores do curso de Licenciatura em Educação Física: empírico-analíticas, fenomenológico-hermenêuticas, crítico-dialéticas e pós-modernistas.

Externo à Instituição - KÁTIA OLIVER DE SÁ
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 07/06/2013 09:36