Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS EVERSON SANTOS
DATA: 06/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:
"PARA INSTRUIR O ESPÍRITO E MELHORAR O CORAÇÃO". COMPÊNDIOS ESCOLARES DE FILOSOFIA RACIONAL E MORAL EM SERGIPE NO SÉCULO XIX
Compêndios Escolares; Filosofia Racional e Moral; Ensino Secundário; Cultura Escolar.
Durante o século XIX as escola secundárias em Sergipe receberam o influxo de um objeto cultural importante para a cultura escolar da época: os compêndios e manuais escolares. Tais compêndios visavam cumprir a exigência dos regulamentos e decretos de ensino nas mais diversas disciplinas escolares dentre as quais a Filosofia Racional e Moral. Por seus métodos e conteúdos os compêndios visavam instruir racionalmente e melhorar moralmente o coração dos estudantes. Assim, o objetivo geral e específico desse trabalho foi analisar os conteúdos para o ensino dessas matérias na escola secundária; mostrar como estavam organizadas as disciplinas Filosofia Racional e Moral; destacar a presença de compêndios escolares de Filosofia Racional e Moral que concorreram para a cultura escolar sergipana. A principal hipótese do trabalho foi mostrar que o entendimento que se tinha da Filosofia no século XIX permitiu a organização dos conteúdos exigidos para seu ensino e, por sua vez, os compêndios foram instrumentos pedagógicos privilegiados para realização disso. Os conteudos dos compêndios de Filosofia Racional e MOral congregavam um conjunto de saberes teóricos, práticos e propedêuticos que modelaram o ensino secundário e contribuíram para a formação de uma cultura escolar nas províncias sergipanas.