A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: PATRÍCIA MATOS SOUZA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA MATOS SOUZA NUNES
DATA: 29/05/2013
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

O processo educacional do cego em Aracaju (1950-1970)


PALAVRAS-CHAVES:

Aracaju; Educação do Cego; História da Educação; História da Educação Especial.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Ao fazermos uma análise das circunstâncias que cercam a educação da pessoa com deficiência, identificam-se mecanismos de segregação e exclusão fomentados por políticas assistencialistas e filantrópicas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender como se deu o processo educacional do cego em Aracaju. Como base teórico-metodológica, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos da História Cultural, uma vez que essa perspectiva apresenta uma preocupação com as massas anônimas, seus modos de viver, sentir e pensar. As fontes utilizadas foram: documentos oficiais, Atas, revistas, jornais legislação e depoimentos, dentre outros. Os diferentes registros citados foram coletados em arquivos localizados em Aracaju e no Rio de Janeiro. Pesquisamos no Arquivo da Arquidiocese Metropolitana de Aracaju, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, na Biblioteca Epifânio Dória, em Aracaju; e no Arquivo  Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Os depoimentos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com as professoras pioneiras que atuaram  na educação de cego em Aracaju. O marco temporal compreende as décadas de 1950, 1960 e 1970 do século XX, uma vez que este período foi marcado pelo surgimento das instituições que prestaram atendimento educacional à pessoa com deficiência visual. As primeiras escolas para os cegos foram a Escola de Reabilitação dos Cegos de Aracaju, fundada pelo Bispo Dom Fernando Gomes e a Escola de Cegos Lyon’s Club que funcionou no Centro de Reabilitação Ninota Garcia. As principais categorias de análise utilizadas foram: cultura escolar, cultura material escolar, representação e apropriação. Espera-se, com esta investigação, elucidar elementos das práticas educativas utilizadas com os cegos em Aracaju, no período de 1950-1970.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 06/05/2013 15:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf