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Banca de DEFESA: MARIA IVANILDE MENESES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA IVANILDE MENESES DE OLIVEIRA
DATA: 25/04/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Pré-moldada nº02 da Prefeitura - PREFCAMP
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Políticas Públicas; Formação de Professores.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O projeto pedagógico da modernidade implicou em uma racionalização do conhecimento e uma visão de exploração e dominação do ser humano sobre o outro. Tal fenômeno pode ser explicado como uma crise civilizatória que só poderá ser superada a partir de um novo paradigma de conhecimento. No contexto educacional, políticas públicas são elaboradas visando atender a demanda de formação advinda do processo de globalização e a expansão do ensino. Observa-se um processo de descentralização de responsabilidades, no entanto permanece o controle por meio do planejamento e avaliação dos sistemas de ensino. Diante dos resultados apresentados nas avaliações, as políticas são direcionadas para a formação inicial e continuada dos professores. Este estudo buscou compreender como a política de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Aracaju tem contribuído para a inserção da dimensão ambiental no currículo escolar em uma perspectiva crítica. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que utilizou como instrumentos o questionário e a entrevista. Os dados foram analisados à luz de autores que discutem a Educação Ambiental e a formação de professores em uma perspectiva crítica. A partir da análise das políticas públicas de Educação Ambiental, formação de professores, análise de documentos pertinentes e depoimentos dos atores envolvidos, verificou-se que as políticas públicas que orientam a formação continuada de professores na rede municipal de Aracaju permanecem como uma proposta de formação centrada apenas nas práticas dos professores, por meio da oferta de cursos pontuais por área do conhecimento. Pode-se concluir que, a formação ambiental dos professores na perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, ainda é um caminho a ser trilhado pelos profissionais do magistério que atuam na SEMED em Aracaju. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA JEANE HELFEMSTELLER COELHO
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 15/04/2013 16:11
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