Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAILTON SOARES DA SILVA
DATA: 29/04/2013
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE LETRAS
TÍTULO:
EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE E@D NA UNOPAR DO TERRITÓRIO DE CIDADANIA DE ITAPARICA
Ensino Superior; Educação a Distância; Serviço Social. Semiárido.
Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica dos docentes, tutores e discentes egressos da turma de 2010.1, o processo de formação acadêmico e profissional no curso de Bacharel em Serviço Social na modalidade de Educação a Distância, no polo de ensino da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), na cidade de Paulo Afonso BA. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa, por meio do estudo de caso histórico-organizacional, envolvendo o Polo de Ensino Presencial dentro Território de Cidadania de Itaparica. Consultaram-se várias fontes de informação como: a literatura pertinente ao objeto; documentos de instituições vinculadas à temática (CFESS/CRESS/ABEPSS,ENESSO, Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância – ANATED), sítios eletrônicos com informações sobre o tema. Especial destaque foi atribuído a realização de entrevistas focalizadas com os atores sociais (professores especialistas e tutores de sala), profissionais envolvidos diretamente com a formação dos estudantes e os discentes egressos do referido curso. Após a análise dos discursos, constatou-se uma “fragilidade” neste modelo de ensino e ao mesmo tempo uma contradição pela inserção de boa parte destes profissionais no mundo do trabalho, em especial no enfrentamento da questão social na região do semiárido brasileiro. Por fim, o acesso ao ensino superior no país, deve ter como princípio a equidade entre todos/as os estratos sociais, em diferentes regiões do país, sendo o mesmo, público de qualidade e emancipatório.