Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELVIRA SUZI DOS SANTOS BITENCOURT GARÇÃO
DATA: 11/04/2013
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:
A RESPONSABILIDADE COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA ÉTICA DE HANS JONAS
Relação Homem/Natureza; Conceito de Responsabilidade; Princípio Pedagógico; Hans Jonas.
A presente tese pretende demonstrar que a partir do conceito de responsabilidade de Hans Jonas, que tem como principal preocupação a responsabilidade pela existência da geração presente e das futuras, poderemos desenvolver um estudo acerca do aprendizado por meio da educação, sob a melhor forma possível de esclarecer e fundamentar o futuro do homem, enquanto espécie na sociedade da tecnologia . Tomando como base o conceito de responsabilidade, será possível a construção de um princípio pedagógico, voltado para conservação e preservação da vida, como uma norma a ser cumprida por todos, partindo da formação ética do homem, fundamentada na existência do ser e do dever para com os demais, que contribuirá para formação e amadurecimento do homem consciente do seu novo papel, de preservar e conservar a natureza que o cerca, situando-o como ser-no-mundo. Para tanto, em termos metodológicos, realizaremos uma análise hermenêutica (por tratar-se de uma pesquisa teórica de natureza filosófica) interpretativa da tradicional concepção teórica - a partir da qual se estabelece a relação homem/natureza -, procurando fundamentar uma compreensão dos seus pressupostos básicos. Portanto, através dos princípios filosóficos, defendemos a tese d e que se o conceito de responsabilidade jonasiano é pautado no dever da existência e no modo de existir da humanidade no presente e no futuro, é possível a partir desse conceito, construir um princípio pedagógico contribuindo para o desenvolvimento de uma nova relação do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, do valor da existência da humanidade e de toda a biosfera, que poderá ser posta em prática no âmbito coletivo sob a égide tanto dos governos, quanto de pais e professores, enfim pela sociedade da técnica.