Banca de DEFESA: LILIAN DA SILVA TEIXEIRA

DATA: 12/03/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES-ALUNOS EGRESSOS DO PROGRAMA REDE UNEB 2000: UMA "TEIA" DE MÚLTIPLOS "FIOS"

PALAVRAS-CHAVES:

Identidade Profissional Docente; Trabalho; Formação.

ÁREA: Educação

O presente estudo é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido junto a 97 (noventa e sete) professores-alunos egressos das turmas de 1999 e de 2002 do Programa Intensivo de Formação de Professores em Exercício Rede UNEB 2000, oferecido pelo campus VII da Universidade do Estado da Bahia na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. O trabalho tem como objetivo maior analisar o processo de construção da identidade docente dos professores-alunos em articulação com suas trajetórias profissionais, tomando como referência a experiência na formação em pedagogia no Programa Rede UNEB 2000. Nesse contexto são identificadas as concepções dos professores-alunos sobre o “ser professor” e as imagens que estes constituem de si mesmos mediante suas trajetórias formativas e profissionais. Optou-se por um estudo de natureza metodológica qualitativa de inspiração sociológica, centrado na utilização da entrevista compreensiva, como principal estratégia de produção e análise dos dados, sendo registrada a narrativa de 10 (dez) professores-alunos egressos. Ainda como recurso metodológico realizou-se pesquisa documental e aplicação de questionário semiaberto com 61(sessenta e um) dos sujeitos. A análise dos dados permitiu indicar, que as identidades profissionais dos professores-alunos egressos do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000 foram (re) significadas configurando-se um processo de constituição de um novo habitus profissional, porém ressalta-se que a dinâmica de construção e reconstrução das identidades profissionais se caracteriza pelo constante movimento, a partir dos “múltiplos fios” que tecem a identidade profissional.

Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 07/03/2013 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf