Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA HERMÍNIA DE AGUIAR OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA HERMÍNIA DE AGUIAR OLIVEIRA
DATA: 19/03/2013
LOCAL: Sala de Aula do NPGED DID 2 sala 105
TÍTULO:

O debate sobre cotas universitárias: itinerários da prática pedagógica na Universidade Federal de Sergipe

PALAVRAS-CHAVES:

Cotas universitárias; Ações afirmativas; Prática Pedagógica; Ensino Superior.

ÁREA: Educação

A discussão da igualdade de oportunidades educacionais bem como da democratização do acesso à universidade, enquanto lócus privilegiado de produção e veiculação de saberes na sociedade, traz em seu bojo o debate sobre a implementação de políticas públicas e ações afirmativas capazes de reparar desigualdades sócio-econômicas, étnico-raciais entre os cidadãos. Por meio desta pesquisa, procuro discutir a implementação de ações afirmativas, mais especificamente, o sistema de cotas, e sua relação com a prática pedagógica na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesse cenário, cumpre investigar em que medida as políticas afirmativas implantadas na universidade tem propiciado devidas condições de acesso, permanência e convivência para os estudantes cotistas. Além disso, esta pesquisa busca verificar qual o efeito das cotas sobre a prática pedagógica na universidade, mapeando possíveis dificuldades e mudanças advindas a partir desse processo, além de analisar as percepções de professores e alunos do curso de Medicina, acerca do processo de introdução das cotas na UFS. Para tanto, foram realizadas 39 entrevistas com 26 docentes, 12 discentes e 1 gestor, além da aplicação de questionários com mais 56 alunos, totalizando uma amostra de 95 pesquisados. Num mundo em que a conciliação de direitos é tarefa complexa, políticas de reconhecimento e redistribuição traduzem a mobilização social para reparar uma história de sofrimento, injustiça, violência e exclusão. Entretanto, para que as ações afirmativas não gerem mais desigualdades, é preciso considerar critérios de justiça que garantam a sua legitimidade pelo corpo social. Mais importante ainda, no âmbito acadêmico, é alimentar e retroalimentar um debate, que está apenas começando.

Interno - 1529251 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo ao Programa - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Presidente - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES

Notícia cadastrada em: 04/03/2013 15:28