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Banca de DEFESA: MYRIAN SOARES DE MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYRIAN SOARES DE MORAES
DATA: 19/03/2013
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

Brincando e sendo feliz: a pedagogia hospitalar como proposta humanizadora no tratamento de crianças hospitalizadas


PALAVRAS-CHAVES:

Atividades pedagógicas; Brincar; Criança; Humanização; Pedagogia Hospitalar.


PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este texto de dissertação tem como tema a Pedagogia Hospitalar. A partir deste, são discutidos aspectos abrangentes da humanização hospitalar. Trago a questão de como a política de humanização é imersa no hospital e quais as representações da equipe de saúde a respeito das atividades pedagógicas que acontecem no hospital com um viés humanizador. Apresento como objetivo geral analisar a perspectiva da humanização hospitalar no enfoque da legislação e suas interfaces com o trabalho pedagógico. Os objetivos específicos, a fim de responder tal questionamento são os seguintes:  analisar a perspectiva da humanização hospitalar defendida na Política de Humanização Hospitalar; analisar a prática pedagógica sob o olhar da perspectiva da humanização hospitalar; discutir aspectos teóricos sobre a criança hospitalizada a partir da Sociologia da Infância; identificar as representações da equipe de saúde a respeito das atividades pedagógicas realizadas com o público infantil hospitalizado. Esta pesquisa é classificada como uma pesquisa qualitativa com caráter bibliográfico, documental e utilizando também entrevistas. Os documentos discutidos são a Política Nacional de Humanização e o programa que antecedeu tal política, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, assim como leis que viabilizam o atendimento destinado à criança hospitalizada como sujeito de potencialidades sociais. As entrevistas serviram de suporte para que os profissionais da saúde expressassem seus pensamentos sobre o trabalho pedagógico realizado com as crianças hospitalizadas. O trabalho identificou um respaldo legal conciso para a atuação do pedagogo no hospital por meio de atividades pedagógicas, assim como situou a realidade da criança hospitalizada, como agente social, o que traz à tona suas potencialidades. Para concluir, as informações coletadas aproximaram os olhares dos médicos entrevistados com a perspectiva pedagógica do trabalho no hospital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS
Externo à Instituição - ERCÍLIA MARIA ANGELI TEIXEIRA DE PAULA

Notícia cadastrada em: 01/03/2013 10:17
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