A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: ARTEMIS BARRETO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTEMIS BARRETO DE CARVALHO
DATA: 21/03/2013
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

WEBQUEST NO FACEBOOK: Uma experiência no Curso Técnico em Guia de Turismo do IFS usando uma rede social como ambiente de ensino-aprendizagem on line.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional; Curso Técnico em Guia de Turismo; WebQuest; Rede Social de Relacionamento Facebook.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho relata uma experiência pedagógica sobre a elaboração, aplicação e o desenvolvimento de uma WebQuest utilizando o Facebook como ambiente on line de hospedagem a fim  de potencializar o processo ensino-aprendizagem. O experimento foi desenvolvido em uma disciplina do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Sergipe – IFS no período de 2011 a 2013. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa, pautada no estudo de caso, utilizando-se como instrumentos na produção de dados a discussão teórica das categorias de suporte ao objeto de estudo, aplicação e interpretação de questionários, aplicação e monitoramento do experimento e técnicas de observação. Assim, após o levantamento teórico do objeto de estudo, identificou-se o perfil social, profissional e cibercultural dos sujeitos da pesquisa, em seguida criou-se um tutorial para hospedagem e desenvolvimento de WebQuests no Facebook, posteriormente elaborou-se uma WebQuest capaz de prover os conhecimentos previstos na disciplina do curso em questão e de ser hospedada e exeqüível pela rede social Facebook. No decorrer das atividades pode-se perceber que, conforme previsto nos componentes da WebQuest proposta, o professor e os aprendizes, utilizando os recursos do Facebook, pesquisaram, selecionaram, discutiram e publicaram diversas informações sobre os aspectos históricos, culturais, geográficos e naturais dos principais roteiros e atrativos turísticos do Brasil, usando mídias de textos, fotos e vídeos, o que resultou na construção de um Banco de Dados Digital. Os resultados da pesquisa revelam que a WebQuest é uma metodologia estratégica para a formação profissional do Guia de Turismo e que sua hospedagem e desenvolvimento no Facebook a transformou em uma poderosa ferramenta de pesquisa e produção de conhecimentos significativos, os quais conduzem à prática da aprendizagem autônoma e colaborativa. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO ANTÔNIO PEREIRA FIALHO
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS

Notícia cadastrada em: 30/01/2013 14:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf