Banca de QUALIFICAÇÃO: GIULYANE TARGINO AIRES MORENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULYANE TARGINO AIRES MORENO
DATA: 04/07/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE APRIMORAMENTO E INDICADORES DE QUALIDADE DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS
PALAVRAS-CHAVES: segurança do paciente; cultura organizacional; qualidade da Assistência à Saúde;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

A cultura de segurança do paciente (CSP) é definida como o produto de comportamentosindividuais e de grupo, que determinam o compromisso, o estilo e proficiência daorganização de saúde saudável e segura. Para aprimorar a CSP de uma instituiçãohospitalar é necessário conhecer a melhor estratégia e utilizar diferentes modos paramedir tal cultura. Diante disso, o objetivo desta tese é conhecer as estratégias e relaçõesque modificam a CSP em ambiente hospitalar. A primeira etapa foi realizar uma revisãosistemática com estudos de intervenção, publicados até janeiro de 2022 sobre asdiferentes estratégias que determinam uma cultura de segurança do paciente. Os termosutilizados foram relacionados à “Patient Safety”, “Safety Management” “OrganizacionalCulture”, “Randomized Controlled Trial” e “Hospitals”. Após a busca, doispesquisadores analisaram de forma independente os títulos, resumos e textos completos e,um terceiro avaliador resolveu as divergências na seleção dos estudos. A segunda etapadesta tese foi analisar a cultura organizacional do Hospital Universitário da UniversidadeFederal de Sergipe (HU-UFS) por meio da pirâmide cultural invertida de Edgar H. Schein(2004). O primeiro nível da pirâmide foi a análise dos “artefatos” por meio de indicadoresde estrutura, processo e resultado. O segundo nível será a análise dos “valoresdeclarados” pela avaliação da percepção dos profissionais de saúde sobre a cultura desegurança do paciente. O terceiro nível será a análise dos “pressupostos básicos” pormeio de entrevistas com profissionais de saúde do HU-UFS. Para revisão sistemática 41estudos foram incluídos. 26 (63,5%) estudos utilizaram estratégias educativas para inferirmudanças na cultura de segurança do paciente. Estratégias de trabalho cooperativo foramidentificadas em sete (17%) estudos e estratégias de mudança organizacional foramaplicados em oito (19,5%) estudos. As estratégias encontradas foram treinamento,simulações, discussões de casos clínicos, programas de segurança do pacienteestruturados, ferramentas de comunicação, mudanças no processo de trabalho de umaunidade ou de uma organização hospitalar. Em relação à segunda etapa algunsindicadores de estrutura e processo da instituição foram coletados. Diante destes achados,estratégias com maior tempo de acompanhamento, envolvimento dos líderes e impactospositivos em desfechos clínicos podem ser utilizados para mudar a CSP em hospital.Quanto à avaliação dos indicadores de estrutura é necessária análise dos líderes dainstituição sobre a inexistência de alguns importantes para os cuidados dos pacientes.

Externo ao Programa - 1166238 - IZADORA MENEZES DA CUNHA BARROS
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Externo à Instituição - SIMONIZE CUNHA BARRETO DE MENDONÇA

Notícia cadastrada em: 21/06/2023 08:44